Vencendo as Tempestades da Vida!
Para fazermos um paralelo entre as tempestades e os contratempos que acontecem na nossa vida, é necessário avaliarmos se o que está acontecendo conosco é realmente uma tempestade ou um problema corriqueiro.
Devemos sempre levar em conta que tempestade é uma situação grave, incomum, e na maioria das vezes nos desestabiliza e vulnerabiliza. É por isso que quando alguém supervaloriza um incidente comum, sem muita importância, as pessoas costumam dizer: “Fulano está fazendo tempestade em copo d’ água”. Isto é, está supervalorizando alguma coisa banal.
Existem alguns fatores que nos ajudarão a identificar uma tempestade, fatores que desejo compartilhar com os leitores.
Como identificar uma tempestade
Para o problema ser uma tempestade tem que apresentar as seguintes características:
A situação fica descontrolada
Toda a tempestade faz com que quem está envolvido nela perca o total controle de situação.
A tempestade é uma força maior do que a nossa
Diz a narrativa de Mateus 14.22-32 que os discípulos estavam enfrentando um vento forte e contrário (v.24). Eles estavam remando há quase nove horas e não saíam de meio do Mar da Galiléia.
Mostrou como um acidente natural dessa magnitude fica fora de controle, e evidencia o quanto o ser humano é impotente diante das forças da natureza que DEUS criou.
A tempestade machuca muito a alma
A alma machucada passa a sentir angústia, depressão, desânimo. São feridas invisíveis que a pessoa passa a carregar dentro de si, e cujos efeitos interferirão no seu comportamento, no seu estado de humor, na maneira de encarar a vida, na forma como ela se relaciona.
A tempestade está acima das forças humana.
Diz o texto de Marcos 4.35-41 que as ondas passavam por cima do barco. Isto significa que a tempestade se revela sempre algo acima da capacidade humana. O problema, a luta, a adversidade se encontra maior que o normal.
A tempestade é devastadora ela invade.
No texto de marcos lemos que a água estava entrando no barco (Mc 4.37). Quando a tempestade cai, ela invade, não pede licença. É algo que atinge no aspecto emocional, psicológico e o físico.
A pessoa se sente derrotada.
A água que entra no barco durante uma tempestade leva a embarcação a pique. Quem está debaixo de uma tempestade existencial e passa a sentir suas forças declinando, não deve achar que tudo não passa de ilusão ou imaginação: esta pessoa está realmente sofrendo uma derrota.
Como vencer as tempestades.
Você quer vencer a tempestade?
A pessoa tem que querer, tem que lutar.
Não deixe o pavor dominar sua vida.
Existe uma diferença entre medo e pavor. O medo tem base racional, é uma defesa do psiquismo humano.
Tudo que foge do controle do ser humano gera medo. Porém, o medo tem seu lado positivo: ele nos torna mais atentos, e nesse aspecto é até benéfico, pois nos protege.
O medo é um sentimento normal.
Já o pavor é um medo incontrolável.
O pavor faz com que não consiga realizar coisas que é capaz de fazer.
Dois exemplos:
1) Um rapaz assiste a um assalto.
Ele está em seu carro e vê o passageiro do carro da frente ser rendido pelos bandidos. Fica tão apavorado que esquece como se dirige!
2) Os profissionais que trabalham com salvamento afirmam que muitas pessoas morrem diante do perigo porque são dominadas pelo pavor.
Se tivessem medo mas não permitissem o pavor dominá-las, poderiam ser salvas.
O pavor faz as pessoas tomarem atitudes erradas, não permita que o pavor lhe domine se você estiver passando por uma tempestade ou se ela chegar até você.
Não desista de lutar
Os discípulos estavam dentro de um barco sendo açoitados por fortíssimos ventos contrários. (Mateus 14.22-32). Se eles largassem o remo e desistissem de lutar, aquele vento os levaria ao naufrágio ou jogaria o barco sobre as pedras ou barrancos de alguma praia.
Eles também poderiam ter voltado para o lugar de origem ou para um local próximo do ponto de onde haviam partido. Porém, os discípulos tinham um objetivo: eles queriam chegar do outro lado. E por isso lutaram corajosa e perseverantemente contra a tempestade.
Deus também está dizendo:
“ Não desista, continue a lutar, a resistir, a remar, por que você também vai chegar do outro lado”
Se você quer vencer as tempestades, tenha fé.
Acredite que pode vencer esta tempestade, e você a vencerá.
Creia que ela não vai destruir a sua vida.
Uma coisa que atraía especialmente a atenção de Jesus quando ele esteve corporalmente aqui na terra era a fé.
Tenha fé e lembre-se:
Deus também está dizendo
“ Não desista, continue a lutar, a resistir, a remar, por que você também vai chegar do outro lado”

Nenhum comentário:
Postar um comentário